You are currently viewing Home office: como ter um ambiente de trabalho decorado em casa

Home office: como ter um ambiente de trabalho decorado em casa

O home office veio para ficar. As circunstâncias em que ele foi apresentado para a maioria não foram lá das melhores, mas tanto empresas quanto funcionários aprovaram o modo de trabalho. Mais de 80% dos gestores brasileiros que experimentaram, curtiram

Diante desse cenário, as chances de o trabalho remoto ser permanente na vida dos brasileiros, mesmo depois da pandemia de coronavírus, são grandes. Ainda que em um modelo híbrido.

E para melhorar o home office, para que seja um local onde você goste de fazer suas tarefas e se dedicar com concentração e produtividade, é fundamental deixar o espaço confortável e com personalidade.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as melhores ideias para você ter um ambiente de trabalho decorado. Confira!

Escolha bem o local do home office

O primeiro passo é, sem dúvida, escolher bem o lugar onde você vai trabalhar. Se você tiver um cômodo que pode ser transformado em escritório, ótimo, você terá bem mais liberdade para decorar.

Mas, como nem todo mundo tem essa sorte, é importante identificar o local ideal. Pode ser um cantinho no seu quarto, na sala ou no quarto de visitas. O importante é delimitar esse espaço de modo que você crie essa diferenciação de que quando está ali, é o momento de trabalhar.

Isso ajuda muito a “virar a chave” para ter mais foco e se concentrar nas atividades do dia. 

Para criar esse ambiente separado, você só precisa de uma mesa, escrivaninha ou bancada e uma cadeira. Dê preferência para cadeiras ergonômicas, uma vez que conforto é essencial! 

Ao delimitar esse espaço, chegou a melhor parte: ter um ambiente de trabalho decorado em casa!

Use fotografias na decoração

Aconchego e afetividade. Duas coisas que deixam qualquer local mais agradável e levar isso para seu home office vai deixar seu trabalho muito mais prazeroso. 

Para isso, você pode decorar com fotografias! Sabe aquela sua foto favorita com o parceiro, com seus pais ou amigos? Ficará muito interessante na mesa com um porta-retrato que combine com o estilo que você escolheu.

Um só já traz essa afetividade para o espaço. Mas, você pode colocar quantos quiser e até optar por conjuntos, com quadros com várias fotos juntas, reunindo momentos e pessoas especiais. 

E se você quer uma pegada mais artística, você pode fazer quadros com fotografias de detalhes e paisagens que você já registrou. Além de ficar bonito, você ainda dá um toque pessoal para o ambiente, lembrando que há muito mais nessa vida do que o trabalho.

Quadros com personalidade

Uma das primeiras coisas que vêm em mente quando se fala de ambiente de trabalho decorado em casa são quadros. E não é para menos. Se há algo que transforma a decoração de qualquer lugar são eles.

Você escolhe as imagens que mais combinam com você e com o espaço, transportando sua personalidade para o home office e deixando o cantinho do trabalho único!

Para completar, você ainda tem inúmeras opções de molduras que podem valorizar ainda mais a imagem, assim como a parede onde ficará posicionado.

Há também a possibilidade de fazer combinações com vários quadros no escritório. Duplas, trios e até vários espalhados com a mesma temática. 

Emoldure diplomas e prêmios

Muitas pessoas optam por deixar o home office o mais profissional possível. Pode ser uma maneira de manter o foco e até ressaltar a trajetória até aquele momento. 

Para isso, uma alternativa é expor seus diplomas de graduação, especializações, cursos relevantes e até prêmios recebidos. Basta tirá-los da gaveta e apostar em belas molduras. 

Há diversos estilos disponíveis, com cores e materiais diferentes, o que te dá um universo de opções para usar esses itens na decoração. Você pode criar desde um espaço elegante a um mais descolado, de acordo com aquilo que você deseja transparecer!

Um olho no trabalho, outro nas férias

Não há nada mais motivador do que saber que em algum momento você vai poder viajar, se divertir com amigos, família e com seu parceiro nos lugares dos sonhos.

E para reforçar isso, você pode usar porta-retratos com registros das suas últimas viagens, ter quadros com mapas dos lugares que quer visitar, colagens com monumentos icônicos e o que mais sua criatividade permitir.

Uma dose de motivação que deixa sua decoração ainda mais legal!

Iluminação faz a diferença

Seu home office precisa ter uma boa iluminação. Seja para ficar melhor nas reuniões virtuais ou para não forçar as vistas nos dias nublados ou em que vai trabalhar até mais tarde. 

Para não ter que mudar instalações elétricas, aposte em luminárias! Além de trazer a luz ideal para trabalhar, elas são ótimas opções de decoração. Você consegue passar o estilo que quiser por meio desses objetos, com designs mais arrojados ou clássicos. 

E há tantos modelos que elas ficam bem até em espaços reduzidos. Você encontra opções até para fixar na parede ou posicionar ao lado do computador. 

Já nos escritórios que ocupam um cômodo inteiro, há luminárias de pé que dão aquele toque especial que você procura.

Canecas como porta-lápis

As canecas não precisam ser suas companheiras apenas de café e chá. Elas também podem se transformar em artigos de decoração e trazer seus hobbies para o local de trabalho!

Para isso, você pode transformá-las em porta-lápis ou aquele porta-treco que faltava em sua mesa. 

Pode ser aquela bela caneca que você trouxe como souvenir de uma viagem ou uma que mostre sua paixão por filmes, livros e personagens. O ambiente fica mais divertido e bonito, além de transmitir sua personalidade.

Aproveite o espaço com prateleiras

Se o seu home office é um cantinho de um cômodo, as prateleiras podem ser grandes aliadas para delimitar ainda mais o ambiente, decorar e deixar seus momentos de trabalho mais convidativos!

Você pode optar por prateleiras cumpridas, acima da bancada ou mesa, ou na lateral. Nelas, você pode colocar porta-retratos, apoiar quadrinhos, enfileirar seus livros favoritos, posicionar objetos de sua preferência e até colocar vasinhos de plantas.

Deixe um comentário